terça-feira, 17 de junho de 2008

"pessoas" e sentimentos ao microscópio

Nada melhor que uma analogia com esse instrumento preciso e misterioso que é o microscópio...
A vida é feita de pequenos pormenores que por vezes não compreendemos...A eosinofilia que parece existir nuns e não noutros...

De alguma maneira parece que nos sentimos mais atraídos por certas características do que por outras...À minha frente poderia estar o mais belo deus grego que ainda assim, eu preferiria algo menos perfeito. Alguém cheio de tiques, alguém que usa h's onde não os deve usar, alguém que ajeita o cabelo a cada cinco minutos, alguém que na verdade eu não conheço. Por isso procuro atentar nos pormenores que me relatam, por isso fico horas infindáveis a massacrar "pessoas" com perguntas acerca de sintaxe verbal e olhares que podem nem ter existido.

Cada uma das "pessoas" tem vindo a escolher características diferentes, algo que faz de nós mais humanos que muita gente, gente essa que se alegra com estereótipos e seres humanos humilhantemente semelhantes estampados na capa de diferentes revistas.

É só mais uma característica que nos torna mais "pessoas" do que pessoas...A capacidade de gostar de diferenças, a capacidade de gostar do menos comum e do incomum (não é tão pleonasmo quanto parece), a vontade de assumirmos aquilo que queremos perante uma quantidade de gente que prefere sempre o azul (muitas vezes preferimos outras cores)...

É só mais uma pequena coisa que nos torna especiais...A capacidade de observar a preparação microscópica tão elaborada e elegantemente corada que é a vida e a paixão por ela.

Sem comentários: