domingo, 15 de junho de 2008

Ver para além da aparência

"Ver para além da aparência", ou devo dizer "Sentir para além da aparência"? Só para clarificar, não me estou apenas a referir a aspecto físico por si só, mas sim a aparências que podem corresponder a estereótipos.
"Sentir" e não "Ver", porque envolve muito mais que a visão... para lá da aparência, existem sentimentos, emoções, experiências pertencentes a seres humanos (pessoas ou "pessoas"). Esses mesmos seres humanos caem todos os dias em interpretações erradas por parte de outros seres humanos (que de "humano" têm muito pouco), e são julgados com base nessas mesmas interpretações. As consequências, apesar de variáveis, têm sempre o mesmo destino --- dor. Física ou psicológica (ou ambas). A dor de se ser espancado só por se ser diferente, a dor de se ser julgado por valores morais ridículos nos dias de hoje, a dor de se ser insultado sem o mínimo motivo para tal… mas o que magoa mais é a dor de se ser incompreendido, sobretudo por aqueles que nos são mais próximos.

Para se ver para além da aparência, é preciso sentir-se o que a outra pessoa tem para transmitir… e não ficar só com aquilo que os olhos vêem.

1 comentário:

maria manuel afonso disse...

é triste percebermos que a história do patinho feio é tão real quanto aparenta ser...neste preciso momento estou a olhar para fora da janela da minha sala de estar (que voces sabem ter uma vista fantastica *mwahahahah*) e vejo que o sol parece mesmo ser para todos, mas porque será que há tantos por aí que acham q o mundo tem de ser tão monótono e triste e se tem de moldar a um só tipo de almas? a sério, revolta-me ainda mais quando eu e os meus amigos nos vemos envolvidos em situações de ollhares reprovadores e pior que isso...